quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

TERCEIRO DIA: O trabalho do ACS (parte I)

Na segunda quarta-feira já tínhamos combinado com a dona Ana Rosa o local de encontro (Ponto terminal do ônibus IAPC | Quadra do Conjunto João Emílio Falcão). Chegamos ao local no horário, no entanto, ninguém chegava. Depois de mais ou menos 45 minutos, uma outra agente, Dona Ana Célia, se identificou e disse que a dona Ana Rosa não poderia nos acompanhar por motivos de doença.

Com a outra agente era responsável por uma microárea diferente da que já tínhamos visitado, foi interessante fazer a comparação entre as duas. Nos apartamentos do Conjunto João Emílio Falcão o acesso realmente é mais dificultado, tanto que por muitas vezes não conseguimos falar com o morador.

Visitamos alguns blocos e falamos com alguns moradores da comunidade, principalmente idosos. Fomos muito bem recebidos nos apartamentos em que visitamos e conversamos sobre temas gerais em saúde. Pudemos perceber que os idosos ainda têm a noção da Odontologia somente mutiladora e curativa e o discurso que mais ouvíamos era: "Não, meus filhos, não tenho dente mais, não preciso de dentista."

Depois de visitar alguns pacientes, retornamos ao posto e falamos brevemente com a Dra. Patrícia. Ela combinou de discutirmos posteriormente um artigo que mandaria para nós do 4º período e para a dupla do 8º período.

Também nos informou que entraria de férias nas próximas semanas e que não nos preocupássemos pois manteria contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário