quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PRIMEIRO DIA: Os "nós" do mundo

O primeiro dia de atividades práticas em Saúde Coletiva coincidiu com o primeiro dia de aulas na UFPI, então, o clima ainda era de retorno à rotina de aulas. Prof. Otacílio e Prof. Marcoeli já estavam reunidos com a turma do oitavo período, delegando para quais postos cada dupla seria enviada. Nós do quarto pudemos optar dentre alguns. Eu (Marina) escolhi o posto do Cristo Rei, não pela proximidade da minha casa, e sim, por já conhecer a área e também pela proximidade ao CIES, onde nós já desempenharíamos o trabalho com o PROSBE.

Depois disso, prof. Otacílio se reuniu apenas conosco do quarto período e explicou um pouco sobre o que teríamos que fazer, inclusive sobre o portfólio.Como primeira atividade prática, fomos visitar a exposição "Nós do Mundo" aberta no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade.

A exposição aborda temas inerentes aos problemas os quais todos os dias temos contato e mesmo assim, muitas vezes deixamos passar ou acreditamos que nada tem a ver com a nossa vida.


 Discutir a relação do homem com a natureza é extremamente importante, tendo em vista que essa tem se mostrado desequilibrada e nociva. A visão de que tudo pode ser tirado do planeta sem qualquer preocupação com o amanhã é o que move o desperdício e a exploração sem limite a que o mundo hoje está submetido. Não acreditamos que esse "nó" seja fácil de desatar, mas a informação e a educação é o único caminho para tentar.



A exposição é bastante interativa e traz informações atualizadas e reais, o que ajuda a construir um sinal de alerta para o quão grave está a situação do mundo com os hábitos que a humanidade detém.



O término da mostra é o documentário de aproximadamente 20 minutos "Vozes do Clima: Semi-árido" e esse foi um dos momentos mais marcantes pelo fato de ser uma realidade tão próxima da nossa e ao mesmo tempo tão distante. Quem tem família no interior do estado pôde afirmar que as práticas e dificuldades são bem parecidas às retratadas no filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário