quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

QUARTO DIA: Contato com a dupla do 8º período

No dia 20, já estávamos conscientes que além de dona Ana Rosa, a dupla do 8º período, Sudário e Fernando, e a auxiliar de saúde bucal Naína também iria conosco nas visitas.Depois de muito esperarmos decidimos ir sem a auxiliar Naína. 

As visitas que fizemos foram na região da Vila Ferroviária bem aonde passa o trilho do trem e do metrô, próximo ao rio Poty e da Av. Higino Cunha.


Essa região se mostrou extremamente interessante para o trabalho, tendo em vista a vulnerabilidade dos moradores que ali habitam, que coexistem com lixo, condições precárias de saneamento básico e principalmente com a insegurança de morar numa área de risco, tanto o risco do trem descarrilhar (como já aconteceu) como o risco das águas subirem e alagarem a comunidade.

Em contrapartida, segundo o relato da própria Ana Rosa, a população de tal região se cuida bastante, mantendo as “taxas de diabetes e pressão arterial controladas”.

Também é importante frisar o auxílio da dupla do 8º período na abordagem das famílias que nos receberam, focando na atenção à saúde bucal, algo que não tínhamos sido bem sucedidos ainda. Com o macromodelo, ficou bem fácil de falar sobre os cuidados que deveríamos tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário